top of page

Por que Hard Skills e Soft Skills são tão importantes ao aprender um idioma?

Atualizado: 22 de abr. de 2020

Você já conhece os conceitos de Soft Skills e Hard Skills, aprenda como elas são úteis para sua realidade profissional, e como elas podem fazer diferença no seu dia-a-dia.


Se você ouve bastante esses termos, se pergunta por que são tão falados e qual é a importância deles, o primeiro desafio é entender o que cada realmente significa Hard Skills e sua diferença para Soft Skills. Em seguida, outro desafio: como desenvolver e aplicar essas habilidades no dia a dia para se tornar um profissional mais completo e que constantemente abre oportunidades?

Ao contrário do que muitos pensam, essas habilidades devem ocorrer juntas para que você possa se beneficiar ao máximo de cada uma delas. Entre os pontos mais importantes a serem desenvolvidos, está o aprendizado de um novo idioma – ou vários deles. Leia nosso texto e entenda cada um desses detalhes para deslanchar sua vida! Vamos lá?

O que são Hard Skills?


As Hard Skills não são habilidades mais importantes ou mais difíceis de serem aprendidas, mas tem características mais técnicas que as outras habilidades. Podem ser reconhecidas como habilidades que podem ser ensinadas, como operar um tipo de máquina, saber escrever códigos de programação ou técnicas específicas e indispensáveis ao seu ambiente de trabalho.

Esse tipo de habilidade também pode ser mensurado, isto é, dá para medir quanto uma pessoa sabe ou não sobre a técnica, o quanto ela tem autonomia para trabalhar sozinha com determinado problema. Elas podem evoluir com ensino formal, como graduação, pós-graduação e especializações ou até com leitura de manuais ou absorção de tutoriais audiovisuais.

E as Soft Skills?


As Soft Skills não são habilidades menos importantes ou mais fáceis de se aprender, mas são aquelas que estão mais ligadas ao seu próprio comportamento e não podem ser ensinadas de maneira formal, com uma aula sobre elas ou um método específico. Este tipo habilidade está ligado a capacidade de relacionamento interpessoal, de sociabilização e aptidão de negociação.

É importante ter em mente que as Soft Skills não podem ser medidas com métodos matemáticos ou descritas de forma estatística. São exemplos: clareza na comunicação, escuta ativa (isto é, ouvir com atenção e ponderar se pode contribuir com o outro), entendimento de contextos sociais, proatividade em transformar positivamente o ambiente e as pessoas que o cercam.

Um bom exemplo de Soft Skill atrelada a uma Hard Skill é a facilidade em conseguir observar um problema técnico de sua empresa, seja em equipamentos ou no fluxo da operação, e conseguir de forma objetiva e clara comunicar às pessoas que podem te ajudar a solucionar o problema, além de apresentar sugestões valiosas que demonstram seu comprometimento com o trabalho.

Por que é importante ter as duas para aprender um idioma?


Se você quer investir em aprender inglês ou espanhol, pode ter certeza de que também está investindo nas suas Hard Skills e Soft Skills. Isto porque ter fluência em um idioma por si só, já é uma Hard Skill, mas além disso outras podem ser conquistadas com o domínio de outro idioma, como abertura para cursos internacionais, tarefas com times diversos e até leitura de conteúdo.

Para compreender uma nova língua, você vai estar exposto à cultura por trás dela, aos costumes e pode se tornar mais empático com a diversidade, além de ter de se adaptar a novas formas de se expressar, de se comportar e terá de ser mais aberto ao novo. E o caminho inverso também é válido: você vai praticar a comunicação sobre seu contexto, suas ambições e particularidades.

Ao misturar tudo isso, você irá fazer a sua carreira progredir de maneira acelerada e consistente, vai se tornar um exemplo a ser seguido pelos seus colegas e, também, uma pessoa inspiradora para quem compartilha a vida com você. Sua inteligência emocional será reforçada, sua capacidade de liderança e autoconfiança serão expandidas, além de muitos outros benefícios.

Hora de agir!


Uma das melhores Soft Skills que você pode ter é a proatividade e chegou a sua vez de praticar! Que tal começar hoje mesmo uma nova fase em sua vida e aprender inglês ou espanhol? Conte com a Interlink Idiomas para alcançar seus novos sonhos de forma prática, segura e eficiente!


Let's master English!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page