Você já ouviu falar no conceito de Elevator Pitch? Sabe o que ele significa e como ele pode alavancar sua capacidade de persuasão na sua carreira? Ou até transformar o rumo de suas negociações nos primeiros 30 segundos de conversa?
É isso mesmo! O Elevator Pitch é focado em desenvolver um discurso rápido, direto, claro e bastante convincente para iniciar uma conversa como um campeão.
O Elevator Pitch pode selar a sua negociação!
Aquele velho clichê que ouvimos que a primeira impressão é a que conta parece um fundamento básico no business. A apresentação inicial de alguém é o ponto crucial para decidir prosseguir ou não uma conversa e, portanto, o momento é responsável por abrir ou não grandes portas, é detentor do acesso a um futuro promissor ou um fracasso e, por isto, deve ser encarado com extremo cuidado.
Quando se fala de Elevator Pitch, estamos literalmente falando de uma conversa de elevador, na qual você tem cerca de 30 segundos para se mostrar interessante, fisgar a atenção de quem o acompanha. Esta é a ideia deste tipo de discurso: usar os seus 30 primeiros segundos de contato com alguém para convencer o suficiente para a conversa fluir de maneira natural, proposital e firme.
Como fazer um bom Elevator Pitch?
Fazer um Elevator Pitch parece uma tarefa fácil pelo tempo reduzido, mas é justamente nele que se encontra o desafio. Como mostrar todo seu potencial, seus interesses e os caminhos que quer trilhar em poucas sentenças? Como fazer isso sem precisar falar muito rápido ou ser confuso? Fazer um bom Elevator Pitch precisa de dedicação, mas com certeza vai alavancar seus sonhos. Veja as dicas!
Organize o que você realmente quer expressar
Para entregar uma fala de alto impacto e que conduza o outro à curiosidade, utilize palavras-chave de fácil entendimento, assim você transmite sua mensagem principal rapidamente e facilita a absorção de quem a escuta. É também relevante que se fale sobre o presente e o futuro, demonstrando que você tem ambições e aquela conversa pode desencadear planos que serão benéficos para as duas partes.
Personalize a sua mensagem
Pesquise com antecedência as pessoas às quais estará exposto e prepare um discurso específico e conquistador para cada uma delas. É bem provável que alguém do setor financeiro não se interesse pela mesma fala apresentada a alguém de tecnologia ou de marketing. Reflita também sobre os pontos culturais que cercam a pessoa e seja empático, entenda que o seu discurso precisa abrir portas para mais perguntas e isso só se dá se não houver ruídos na comunicação ou preconceitos ou presunções inadequadas.
Saiba seu valor!
Este ponto é tão importante quanto desafiador. Para se vender de uma forma efetiva e verdadeira, é preciso se conhecer muito bem, enfatizar seus pontos fortes e ponderar suas limitações. Uma dica importante é analisar o cenário que você se encontra, seu cargo e seus pares, comparando a cenários semelhantes e entendendo o que se destaca e o que pode ser o seu diferencial em meio a este mar de informações. Também é importante fazer um exercício de reflexão sobre suas últimas conquistas, o que pode impulsionar sua confiança.
Aprenda a cada experiência
A cada vez que se utilizar de seu Pitch, faça um exercício em seguida de pensar quais partes podem ser melhores e quais partes realmente prenderam a atenção de quem o ouvia. Enfatize ainda mais as partes chamativas e corrija as palavras menos envolventes. Além disso, preste atenção no modo que você fala, no tom de voz, na velocidade e na sua postura física ou gestos ao se apresentar. Sempre revise, otimize e entregue sua melhor versão.
Demonstre carisma!
O carisma pode ser sua cartada surpresa para encerrar um bom Elevator Pitch e ele pode começar com uma postura aberta, de braços relaxados e de gestos gentis, além de um sorriso no rosto para demonstrar tranquilidade. Olhar nos olhos da pessoa transmite seriedade, interesse e disposição para prosseguir a conversa sem pretensão ou pressa. Treine em frente ao espelho, filme você se expressando e, ao longo do tempo, aprimore você.
Aprenda um novo idioma e amplie seus horizontes
Fazer um bom Elevator Pitch vai elevar sua comunicação e carreira. Mas e se você expandir também as suas fronteiras? Considere aprender um novo idioma e se apresentar em outros países, em conferências de cunho global, em eventos cruciais para a sua empresa e se torne uma peça essencial de apresentação para qualquer negociação.
Domine um segundo idioma de forma inteligente e eficiente, e veja toda a sua vida se transformar rápida como nunca! Venha já para a Interlink e aperfeiçoe seu pitch em outro idioma!
Comentarios